Revista Digital Ecocídio
Conheça o primeiro destaque da Dan-totsu: Revista Digital Ecocídio, dedicada à consciência ambiental e à informação de qualidade.
A revista se compromete a expor, com clareza e profundidade, os desafios e as soluções que moldam o nosso mundo. De crises ambientais globais a iniciativas locais, suas publicações bem fundamentadas constroem um diálogo público mais consciente e atuante.
Mais que informação, Ecocídio é mobilização comunitária comprometida com a preservação do planeta e com o compartilhamento generoso de conhecimento.
O que é ecocídio?
Segundo a definição apresentada pela National Geographic Brasil, o ecocídio é “qualquer ato ilegal ou arbitrário perpetrado com o conhecimento de que há uma probabilidade substancial de causar danos graves, extensos ou duradouros ao meio ambiente”, segundo a Stop Ecocide International.
Essa definição, proposta oficialmente por um Painel de Especialistas Independentes em 2021, busca o reconhecimento do ecocídio como o quinto crime internacional no Tribunal Penal Internacional (TPI), ao lado de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e crime de agressão.
A inclusão desse conceito no direito internacional marca um passo decisivo para a justiça ambiental e para a responsabilização de ações que destroem ecossistemas.
Integração da Dan-totsu com a Revista Ecocídio
- A Ecocídio, como parte da Dan-totsu, traduz a filosofia de buscar “o melhor dos melhores” — não como autopromoção, mas como contribuição ao bem-estar coletivo por meio da informação de qualidade.
- Ao incorporar um conceito jurídico robusto como o ecocídio, a revista reforça seu compromisso com responsabilidade, ética e justiça ambiental.
- O projeto não compete com outras marcas: ele compartilha ideias poderosas e urgentes, priorizando a transparência, a democratização da informação e a mobilização consciente.
Dan-totsu — Mais que um Nome, um Conceito
Dan-totsu (断トツ) vem da expressão japonesa Danzen Toppu, que significa “um corte acima” ou “o melhor dos melhores”. É a busca constante pela excelência — superar padrões, aprender com os melhores e ir além.
Criada há dez anos, a Dan-totsu nasceu como um espaço para reunir e apresentar projetos que desenvolvi ao longo de uma década, inclusive durante o período desafiador da pandemia de Covid-19. Cada site é fruto de criatividade, pesquisa e dedicação, compondo um acervo que revela minha trajetória no desenvolvimento digital e de conteúdo.
Mais que um portfólio, Dan-totsu é um manifesto: a qualidade é responsabilidade de todos, e a melhoria contínua é o caminho para criar algo único. Aqui, cada projeto carrega a essência de se tornar — de longe — o melhor que pode ser.
Quer entender melhor esse novo conceito jurídico e ambiental?
- Guilherme Boulos e outros ativistas se unem em prol do meio ambiente: conheça o Projeto de Lei nº 2.933/2023 que pode mudar o Brasil
- Ecocídio e a lenda ecológica Rachel Carson, bióloga, escritora, ecologista, pioneiro na defesa do meio ambiente: uma inovadora na salvaguarda do planeta
- Arthur W. Galston, pioneiro na botânica, desafiou o uso do Agente Laranja, inspirando a comunidade científica
- Richard Anderson Falk – Pense grande: lute pelo impossível e realize o inimaginável
- José Antonio Lutzenberger ocupou a Secretaria Nacional de Meio Ambiente, entre datas de 15 de março de 1990 a 23 de março de 1992
- Marina Silva (Maria Osmarina Silva de Sousa), atuou como Ministra de Meio Ambiente (MMA) entre 2003 a 2008. Atual Ministra do MMA e Mudança Climática em 2023 — Governo Lula
- Sustentabilidade e autodesenvolvimento: Polly Higgins e a revolução de como cuidar de nós mesmos.
- Jojo Metha: a motivadora incansável que acredita no poder de transformação do ser humano
- Ecocídio pode ser considerado crime pelo Tribunal Penal Internacional – Com Tarciso Dal Maso Jardim e o procurador de Justiça aposentado Édis Milaré.
- O ecocídio e o Estatuto de Roma | Ecocide and the Rome Statute
- A história ambiental do Brasil: como era na época da Independência e o que mudou em 200 anos
- História Ambiental: uma introdução | com Lise Sedrez e José Augusto Pádua
- Uma trajetória na História Ambiental: caminhos e fronteiras – José Luiz de Andrade Franco
Acesse o artigo completo da National Geographic Brasil: ‘COP16 (Conferência da ONU sobre Biodiversidade) traz esse novo conceito jurídico e ambiental’.
Imagens/ Fonte: National Geographic Brasil









